Atividade desenvolvida no último ano

Home/Atividades/Atividade desenvolvida no último ano

O Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT), que pretende alertar para a importância crescente da trombose nos doentes com cancro, surgiu no inicio de 2014. No primeiro semestre de 2015 este grupo português que integra médicos de diferentes especialidades desenvolveu diversas atividades:

  • Lançamento do site GESCAT, que pretende transformar-se na plataforma privilegiada de comunicação do Grupo com a sociedade portuguesa, desde doentes, seus familiares e cuidadores até profissionais de saúde. Aqui serão abordadas as actividades do Grupo, bem como os dados científicos mais recentes e relevantes no que diz respeito à problemática da trombose nos doentes com cancro;
  • Presença no Congresso da Sociedade Internacional da Trombose e Hemostase (ISTH) 2015, que decorre em Toronto entre os dias 20 e 25 de Junho. O GESCAT terá um stand próprio e tentará desenvolver parcerias com grupos científicos cooperativos de outros países;
  • Entre os dias 23 e 25 de Abril de 2015 o GESCAT esteve presente nos Encontros da Primavera em Oncologia. Trata-se do congresso português de oncologia com um maior número de participantes (superior a mil) e onde, a convite da organização, o GESCAT teve a oportunidade de expor os objectivos para o presente ano, nomeadamente o lançamento da bolsa de investigação científica na área da trombose associada ao cancro.
  • Nos dias 6 e 7 de Fevereiro de 2015 o GESCAT organizou o 1º Curso de Tromboembolismo para Internos. Com a participação de internos de várias especialidades médicas e cirúrgicas constituiu um espaço de discussão dos avanços na profilaxia e tratamento do tromboembolismo, aplicados à realidade do doente oncológico na prática diária.